Nos últimos dias a plataforma de pacotes de viagem Hurb vem sofrendo forte crise de reputação após problemas com cancelamento de reservas e atrasos no pagamento mas, principalmente, por conta da postura inadequada do ex-CEO, João Ricardo Mendes, que renunciou ao cargo após acusação de ameaçar expor dados pessoais de clientes insatisfeitos com os serviços da empresa e xingá-los.
Esta situação grave pode representar uma possível quebra ou falência iminente da companhia que está com incapacidade de caixa para poder honrar seus compromissos, como o repasse para as empresas com as quais têm parcerias e vendeu os pacotes de viagens para os seus clientes.
Quando a empresa faz uma venda, ela recebe os recursos dos clientes que compraram os pacotes de viagens e depois a empresa precisa repassar os valores para os hotéis, pousadas e demais parceiros que são responsáveis por acolher e hospedar estes clientes, por exemplo.
Com isso, os hotéis e demais parceiros estão cancelando as reservas e pacotes comprados pelos clientes junto a Hurb, pois não estão recebendo. Isso quer dizer que a empresa está tendo prejuízos e cancelamentos em larga escala, com pedidos de ressarcimento e devolução de valores para os clientes.
Esses acontecimentos estão prejudicando de maneira bastante forte a reputação e a marca da companhia. Os volume de cancelamentos de compras e pagamentos de pacotes vendidos tem aumentado significativamente, o que atrapalha a sua estrutura financeira e capacidade de pagamento, ou seja, a empresa corre um risco de insolvência bastante forte para poder honrar com os seus compromissos assumidos, a exemplo do que aconteceu com a Lojas Americanas. Com relação aos preços das ações, trata-se de uma empresa privada e não possui ações na bolsa de valores.
Inegavelmente, a empresa lidou com desafios significativos durante o período de pandemia de Covid-19, que afetaram fortemente o setor de turismo em todo o mundo e, mais fortemente, no Brasil que reduziu a lucratividade e posicionamento das empresas e também tiveram retração nas suas receitas e queda no volume de vendas.
Acredito que este caso da Hurb pode trazer lições valiosas para outras empresas. Entre elas, posso destacar:
Por fim, esta crise enfrentada pela Hurb destaca a importância de ser ágil, adaptável e bem gerenciado para enfrentar desafios imprevistos e manter a saúde financeira e operacional.
*Por Wagner Moraes, CEO da A&S Partners.
Fonte: Baguete