Você sabe a diferença entre o crescimento orgânico e inorgânico?
Entender o que são e suas diferenças são fundamentais para o crescimento do seu negócio.
O crescimento orgânico é o crescimento natural e cotidiano da empresa. A empresa cresce a partir de suas forças e com suas ferramentas de mercado. Digamos que é o básico gerado pelos negócios da sua empresa dentro do que ela representa dentro do mercado.
Caso sua empresa se una em sociedade a outras, com a operação resultante maior, estamos falando de crescimento inorgânico. É quando sua empresa cresce a partir do resultado dessa união e não somente com os negócios habituais.
Falando em vantagens, a inorgânico se destaca pela rapidez, enquanto a orgânico tem um ritmo mais natural, porém limitado ao seu próprio ritmo, recursos e condições de mercado.
O crescimento inorgânico tem uma espécie de acelerador de crescimento, que reduz a curva de tempo de expansão e desenvolvimento do seu negócio. Claro que é necessária uma análise para entender se vale a pena ou não investir no inorgânico, tendo em vista que é preciso que essa união societária se multiplique e seja rentável em vários sentidos.
Fusões e Aquisições, por exemplo, são ferramentas do crescimento inorgânico. É quando você compra, se funde ou compram de você.
Na perspectiva de alternativas, é saudável que os empresários levem em conta que esperar que a empresa cresça sozinha, no seu próprio ritmo, pode ser uma péssima fórmula e pode fazer seu negócio ficar para trás, principalmente em um mundo e economia acelerados.