Você já ouviu falar sobre Customer Experience? Como o próprio nome sugere, trata-se da experiência que a sua empresa proporciona ao seu cliente. Investir em Customer Experience pode tornar sua marca uma referência no segmento de atuação, com uma das chancelas de maior valor agregado: a do consumidor.
Listamos 5 dicas para você colocar em prática a experiência do cliente.
1. Tenha diferencial estratégico: muitos clientes deixam de adquirir determinada marca e optam por outra similar não por conta do preço ou qualidade do que é ofertado, mas sim porque o concorrente encontrou um diferencial que atrai e fideliza o cliente. Quais características únicas e exclusivas você oferece para melhorar a experiência do seu cliente?
2. Escute de verdade o seu cliente: parece simples, mas muitas empresas pecam no quesito escutar o feedback do cliente. Ouvir o cliente é primordial para entender as necessidades e pontos de crítica dele. Desta forma, facilitará e muito o trabalho de personalização da experiência e estreitamento da relação entre consumidor e empresa.
3. Dê retorno aos feedbacks do cliente: O mantra é: ofereça a seus clientes o que gostaria que oferecessem para você. Retorno aos seus consumidores, não pode faltar se quiser proporcionar uma experiência que fidelize. Demonstre que se importa e que são eles os responsáveis por sua empresa alcançar determinados resultados. Essa troca gera reciprocidade e engajamento do consumidor.
4. Entregue qualidade e excelência: atender às necessidades dos consumidores é outra dica simples e que faz toda a diferença. Para que o seu cliente tenha uma boa experiência, a empresa deve cumprir todas as necessidades prometidas ao cliente. Qualquer coisa diferente disso caracteriza uma experiência ruim.
5. Transparência e informações relevantes: para atrair a confiabilidade do cliente e valorizá-lo, é de extrema importância informar o status dos pedidos, apresentar novidades, comunicar mudanças e notificar possíveis interrupções de serviço. Assim, seus consumidores ficam sempre bem-informados, o que vai evitar problemas e mostrar o quanto o seu empreendimento é organizado e preocupado com eles.